segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



AS FORMAS DE INTELIGÊNCIA NA ESCRITA

O que é INTELIGÊNCIA?
Esse conceito tem tido diversas interpretações segundo a corrente psicológica que o interpreta ou o aspecto sob o qual é analisado, isto é, evolutivo, comportamental, global, aptudinal e outros.
Etimologicamente, inter – legere – seria a habilidade de ler situações, resolver problemas e efetuar gestões de solução.
Poderia ser caracterizada como a facilidade de lidar com abstrações, de descobrir sistemas, estabelecer relações, encontrar soluções.
A inteligência pode ser examinada quantitativamente (o seu nível) e qualitativamente (a sua forma).
Para Carl Jung, ela está relacionada diretamente com o tipo de PENSAMENTO.
Os teste dão idéia do nível de inteligência (Q.I.) mas somente para certa forma de inteligência (a lógica, a prática), porque só se pode comparar elementos comparáveis e as formas de inteligência diferentes não são comparáveis entre si.
Crépieux-Jamin propõe GRAUS importantes na determinação da inteligência.

Grau de superioridade:
O gênio que cria.
O talento que realiza, critica e aprecia
A inteligência que associa, assimila e aprecia, por comparação.

Graus de inferioridade:
A mediocridade, índice de inteligência média, pouco desenvolvida, sempre sem brilho.
A ausência de caráter especial, isto é, a insignificância.
O espírito comum.

São considerados indivíduos com INTELIGÊNCIA SUPERIOR:
a) Homens de alta superioridade ou gênio
b) Homens de talento. Críticos.
c) Homens inteligentes. Apreciadores.
São considerados indivíduos de INTELIGÊNCIA INFERIOR:
a) Incompletos
b) Insignificantes
c) Comuns

Crépieux-Jamin assinala os sinais psicológicos de superioridade e inferioridade da inteligência da seguinte forma:

SUPERIORIDADE INTELECTUAL INFERIORIDADE INTELECTUAL
Atividade
Sensibilidade
Simplicidade
Moderação
Distinção
Imaginação ordenada
Reflexão
Clareza de Espírito Inatividade
Insensibilidade
Orgulho e Complicação
Paixão
Vulgaridade
Imaginação desordenada
Irreflexão
Confusão

Sinais na escrita da superioridade intelectual

1. Escrita rápida, ascendente. Barras do “t” colocadas adiante da letra. Acento agudo mudado em acento grave. Escrita ligada. Escrita destrógira.
2. Escrita desigual nas dimensões, movimentos, formas e direções das letras, das palavras, das linhas. Escrita inclinada, leve, separada nas palavras.
3. Escrita ordenada, simples, espontânea.
4. Escrita sóbria, moderadamente inclinada, pouco ascendente, não muito desigual ou com linhas ascendentes seguidas de outras retilíneas.
5. Sinais de arte, gosto, ordem, naturalidade, simplicidade. Escrita leve.
6. Grandes movimentos da pena, harmonia. Aumento da escrita em conjunto ou nas suas partes.
7. Escrita sóbria, ausência de grandes movimentos da pena. Sinais de ordem, calma, cuidado e atenção. Pontuação judiciosa.
8. Escrita ordenada e bem legível. Palavras e linhas espaçadas.

Sinais na escrita da inferioridade intelectual

1. Escrita lenta, curvas demasiado pronunciadas, escrita redonda, “t” sem barra, escrita descendente e sinistrógira.
2. Escrita reta, igual, monótona, pouco movimentada.
3. Ornamentação inútil, letras complicadas, formas rebuscadas, excêntricas. Escrita superelevada ou com volutas.
4. Grandes movimentos de pena, sinais diversos de exaltação e de atividade excessiva. Escrita precipitada que provoca confusão. Aumento desarmonioso e considerável de toda a escrita ou apenas de letras ou partes de letras. Escrita pequena, sem movimento e sem graça.
5. Traços grosseiros e comuns, ornamentação ridícula, formas rebuscadas, pretensiosas.
6. Escrita agitada, movimentada, desigualdades em presença de sinais de inferioridade intelectual. Palavras, letras, acentos esquecidos. Desordem.
7. Palavras e linhas que se misturam. Escrita contusa, mal ordenada, pouco legível.

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