terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

COLÉGIO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE GRAFOLOGIA





É implantado o COLÉGIO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE GRAFOLOGIA - CBPG como núcleo autônomo da ABRACE – Associação Brasileira da Ciência da Escrita tendo a finalidade de congregar todos os profissionais professores, de modo a fomentar a discussão sobre temas inerentes aos métodos, sistemas, didáticas, conteúdos programáticos, cargas horárias e titulações dos cursos de grafologia do Brasil – em todos os seus níveis - e, principalmente, da reciclagem desses mesmos profissionais professores, em busca de soluções que assegurem o exercício da profissão de grafólogo sobre bases científicas e devidamente conhecidas pela sociedade como um todo, que deve receber serviços de excelente qualidade.
O CBPG compõe-se de todos os Professores de Grafologia que estejam enquadrados nos critérios abaixo definidos e será o foro próprio para receber proposições, discutir critérios e aprovar normas que enalteçam a grafologia científica no Brasil e é coordenado por uma Mesa Diretora presidida sempre pelo Diretor Acadêmico da ABRACE e por mais três professores eleitos por seus pares. Terá ainda um Corpo de Decanos, composto por seis membros vitalícios.

I – Finalidade e Competência

1º O CBPG é um órgão colegiado a integrar a estrutura da ABRACE, tendo a finalidade de congregar seus pares de modo a fomentar a discussão dos problemas inerentes ao ensino e à formação dos professores de grafologia no Brasil, buscando soluções que assegurem aos interessados um ensino de qualidade, com rigor científico, conteúdos programáticos alinhados, bibliografia mínima e comprovação dos resultados alcançados.
2º Ao CBPG compete:

a)      Analisar os Conteúdos Programáticos, Cargas Horárias e Titulações dos cursos de grafologia no Brasil;
b)      Analisar e propor ajustes e adequações dos conteúdos programáticos às cargas horárias para que sejam mais convenientes ao desenvolvimento dos temas elencados;
c)       Propor e divulgar metodologias que sejam mais adequadas a cada assunto;
d)      Propor e participar, colegiadamente, de cursos de Formação e de Atualização de Professores.
e)      Formular e propor critérios e parâmetros para a avaliação dos conhecimentos grafológicos dos futuros Professores de Grafologia.
f)       Desempenhar outras funções afins e correlatas, sempre em concordância com a ABRACE.

II – Composição e Organização

DO COLÉGIO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE GRAFOLOGIA

1º  O CBPG compões de todos os Professores de Grafologia que se enquadrem nas seguintes condições:
a)      Ser filiado à ABRACE.
b)      Ter mais de dez (10) anos lecionando grafologia em cursos abertos, devidamente comprovados perante a Diretoria Acadêmica da ABRACE.
c)       Ter participado de evento nacional ou internacional de grafologia, realizado até o ano de 2012;
d)      Ter lecionado pelo menos 10 (dez) cursos de grafologia.
e)      Ter lecionado pelo menos 03 (três) cursos de especialização em grafologia.
f)       Ter desenvolvido trabalho de pesquisa, apresentado, publicado ou ainda não publicado, o qual deverá ser encaminhado à Diretoria Acadêmica da ABRACE.
g)      Apresentar a cada três anos, quando da realização da Jornada Brasileira de Grafologia, um trabalho de pesquisa, com metodologia científica e dentro das Normas da ABNT. A não apresentação desse trabalho por seis anos seguidos, contados da data do ingresso no CBPG, implica em afastamento compulsório.

DO CORPO DE DECANOS

1º O Corpo de Decanos será formado por seis Professores de Grafologia que se enquadrarem nas seguintes condições:
a)      Façam parte do Colégio Brasileiro de Professores de Grafologia.
b)      Tenham mais de 20 (vinte) anos trabalhando no campo da Grafologia, quer seja ensinando, pesquisando e divulgando essa ciência de forma profissional e ética.
c)       Ter mais de 60 (sessenta) anos de idade.
2º O Corpo de Decanos terá sempre a palavra final em questões éticas e/ou polêmicas que lhe sejam apresentadas pelo Colégio Brasileiro de Professores de Grafologia ou diretamente pela Diretoria da ABRACE.
3º - O Corpo de Decanos é vitalício e os membros serão substituídos quando do falecimento, mediante decisão colegiada de seus pares, com observância das condições acima descritas.
III – Disposições Finais
1º  O Colégio Brasileiro de Professores de Grafologia reunir-se-á anualmente para a realização de uma Jornada Brasileira de Grafologia, na qual os membros deverão apresentar trabalhos de pesquisa e, obrigatoriamente, participar de um curso e/ou oficina sob tema de interesse geral dos Professores.

Nenhum comentário: