sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Congreso Internacional: Los peritajes en escrituras y documentos en el siglo XXI

(clique na imagem acima para ampliar)
Nos dias 6, 7 e 8 de Março de 2009 se celebrará em Granada (Espanha), o IV Congresso Internacional organizado pela Associação Nacional de Peritos em Grafística e Documentoscopia (AMPEC) e pela Academia Internacional de Peritos em Escritas e Documentos (AIEED), com o tema: “As perícias em escritas e documentos no Século XXI”.
Considera-se que o nível das colocações será muito alto. Vão participar especialistas em escrita e documentos de toda a Europa e América.
Será também uma oportunidade para se conhecer uma das mais belas cidades de Espanha e está programado para a noite do dia 6 um jantar de gala com um espetáculo de flamenco em local típico.
Informações podem ser obtidas no site do Congresso: http://www.congreso-aieed-anpec.com/

Novas pesquisas do campo da Grafologia


Recebi carta de Isabel Sánchez-Bernuy (foto), Grafóloga residente en Madri, especializada em Grafoterapia, Vicepresidente da Sociedad Española de Grafología e autora de vários livros sobre Grafologia.
Conforme podem ler, a doutora Isabel está realizando pesquisas sobre o Ciclo Vital na Escrita, que comprovam a influência do caráter sobre a longevidade das pessoas...

"Madrid, 31 Enero, 2009

Estimado Eduardo:

Muchas gracias por su amable correo y por haber adoptado en sus clases mi libro "Grafoterapia y Análisis Transaccional".

Me agradaría enormemente editar en su web algún artículo, pero actualmente estoy completamente dedicada a la escritura de libros y a trabajos de investigación.

En el próximo mes de Abril espero salga editado mi libro "Grafoterapia y Grafoestima" que, aunque refleja capítulos del libro que Vd. cita, se le puede considerar nuevo, ya que en estos años mi experiencia grafoterápica aumentó considerablemente y creí oportuno exponer mis impresiones de tantos años de tratamientos.

Como le informaba, simultáneamente estoy haciendo un trabajo de investigación sobre el Ciclo Vital en la Escritura. Desde hace cinco años estoy habitualmente en contacto con personas que han superado los 80, 90 y 100 años y he podido comprobar cómo el carácter influye en su longevidad. Incluso, cuando la parte genética es débil o precaria, el carácter contribuye extraordinariamente a alargar o a acortar sus vidas.

Como verá sigo permanentemente vinculada a la Grafologia...

Un afectuoso saludo,

Isabel Sánchez-Bernuy"

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

IV Congresso Internacional de Grafologia na Itália

(clic na imagem acima, para ampliar)
Com o patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros, Ministério da Juventude e da Universidade de Urbino (Itália) e em colaboração com o Instituto Grafológico Moretti (Urbino), realizar-se-á em Florença, dias 6, 7 e 8 de Março de 2009, o IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GRAFOLOGIA NA ITÁLIA, com o tema "O Jovem e a Grafologia - As razões de um encontro".

Maiores informações podem ser obtidas no site da Associazione Grafologica Italiana - AGI (http://www.a-g-i.it/).

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Alunos concluintes em Janeiro de 2009


A ano começou com muitas atividades em nossa Consultoria Grafológica. Os Grupos de Estudo de Grafologia se movimentaram para os encontros de Janeiro e já estamos com o calendário de temas preparado até Março. Em Janeiro a explanação do assunto (Discordâncias) está a cargo de Suely Diniz. Em Fevereiro será a vez de Alex Oliveira que abordará o tema "Síndromes" e em Março Daniela Ferreira falará sobre "Síntese de Orientação". Todos os assuntos fazem parte do Programa Linear de Estudo da SOCIEDADE BRASILEIRA DE GRAFOLOGIA para os cursos de Formação Profissional.

Ainda em Janeiro, realizamos um workshop de "Sinais de Insinceridade na Escrita" e, ao final, foram certificados vários alunos que concluíram a Formação Inicial: Adna Celle Bastos de Oliveira e Oliveira, Simone Diniz Gonçalves Santana, Lise Barreto, Crisálida Andréia Vilas Bôas Costa, Maria Cristina Lepkson F. Ribeiro, Claudia da Cunha Guedes e Maria Carolina Barroso Bastos Monteiro. Vejam acima foto do encerramento do programa.

sábado, 24 de janeiro de 2009

A GRAFOLOGIA NOS TEMPOS DE CRISE


A Grafologia é utilizada, predominantemente, com o objetivo de admissão profissional. Cada vez mais as empresas se apóiam na técnica para tomar as mais importantes decisões. Isto, porque contratar um profissional significa muito mais do que simplesmente preencher uma vaga; a toda contratação existe uma estratégia de negócio atrelada. Deve ser conduzida com instrumentos eficazes.
A Grafologia propicia a análise precisa da personalidade do profissional a fim de identificar se possui ou não as competências que a empresa necessita para que sejam mantidos os valores institucionais cultivados e atingidos os objetivos propostos.
É sabido que um erro de contratação resulta num custo muito elevado para a empresa, bem mais do que o investimento em Perfis Grafológicos.
Em menor proporção do que o objetivo de contratar, algumas empresas adotam a técnica por meio da escrita, a Grafologia, para auxiliar no desenvolvimento do funcionário que recebe um feedback do próprio Grafólogo para autoconhecimento. É uma situação clara e dirigida para o único objetivo de ampliar a percepção pessoal.
Ante a uma crise econômico-mundial percebo que é a mesma técnica que, neste momento, pode ser utilizada para identificar no quadro de funcionários, quais os talentos que podem compor uma equipe estratégica, capazes de identificar soluções diferenciadas aos problemas situacionais; quais os que não devem ser demitidos que podem sinalizar oportunidades; quais os mais hábeis em planejamento para curto, médio e longo prazo e ainda quais os que são perseverantes e possuem perfil de liderança, de decisão e de criatividade?
É tempo de acertar com a crise, como se deseja acertar numa contratação!
Por outro lado, e como premissa, a Grafologia visa a favorecer o desenvolvimento humano e por isso destacam-se nos Perfis Grafológicos as qualidades individuais.
Num momento (de crise) que gera mudanças, os profissionais têm a sua frente a Grafologia como possibilidade de autoconhecimento, de estar diante da verdade sobre si mesmo, recebendo o seu perfil e o feedback. Trata-se de uma forma de encorajamento para um novo caminho e uma nova atitude.
Sendo assim, e por conseqüência, o currículo profissional que apresenta as informações pessoais e as qualificações padrão, pode ter um novo valor, um diferencial na apresentação, agregando o perfil grafológico para a empresa.
Quanto à conduta do Grafólogo já experiente, como de praxe, em ambos os casos, no trabalho para a empresa e para o profissional, deve ser Ética, isenta de preconceitos, dos sentimentos e circunstâncias pessoais.
A Grafologia nos tempos de crise é, portanto, um agente que pode transcender os processos na empresa e o redirecionamento do profissional. Pode positivamente, auxiliar no realinhamento dos talentos no âmbito empresarial e na perspectiva individual.

Por Cristianne Valladares
E-mail: cristianne@enfoquerh.com.br
Grafóloga Profissional da Sociedade Brasileira de Grafologia - SOBRAG