sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

GRAFOLOGIA - José Carlos de Almeida Cunha

O Mestre José Carlos de Almeida Cunha teve seu livro "GRAFOLOGIA Evolução e História, Técnica e Interpretação" editado pela ArteSã, de Belo Horizonte.



Na apresentação, Reinaldo Faissal assim se expressa: "Bem aventurada a Grafologia e por conseguinte aqueles que dela se utilizam, pela possibilidade de desfrutar da dedicação do Mestre José Carlos de Almeida Cunha, estudioso de todas as suas formas e professor apaixonado pela arte de ensinar....

Agora o Mestre José Carlos nos oferece um verdadeiro compêndio dos fundamentos grafológicos, fruto de seus profundos estudos sobre obras de múltiplos autores que se dedicaram ao tema e criteriosa análise das consagradas escolas de Grafologia. Sua formatação, que prestigia a compreensão do gesto gráfico pela atitude que o expressa, reduz ao mínimo necessário a apresentação de figuras ou modelos de grafismos, numa clara intenção de não limitar o leitor aos convencionais exemplos de escrita, tornando coerente a forma de ensino com o conteúdo ensinado. Se para a Grafologia não há grafismos idênticos, exceto quando produzidos pelo mesmo autor, a utilização de imagens comparativas torna-se irrelevante e, muitas vezes, tende a condicionar o estudante na identificação com o modelo."



José Carlos de Almeida Cunha é Mestre de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, exerce a consultoria de empresas nas áreas de sua formação universitária.
Iniciou os estudos de Grafologia antes de completar o primeiro curso universitário, em livros dos autor Crèpieux-Jamin, Rochetal, Dr. C. Ruys, Salberg e outros autores franceses. Ao se interessar mais pelo assunto, ampliou o conhecimento da grafologia pelas obras de Ludwig Klages, Alfred Binet e Augusto Vels. Fez a tradução de livros de Augusto Vels: Dicionário de Grafologia e Termos Afins e Grafologia Estrutural Dinâmica.
Firmou correspondência assídua com o mestre Vels. Na década de 80, formou a primeira turma para estudo de grafologia, com um grupo de 30 psicólogas; desde então, tem realizado cursos em cidades como Vitória (ES), Brasília (DF) e outras no Estado de Minas Gerais, e apresentado palestras sobre o tema.
Em janeiro de 1994, fundou e implantou o Instituto Mineiro de Grafologia, IMG.
Recebeu autorização para traduzir o Dicionário de Grafologia e termos psicológicos afins e indicação para o livro Grafologia Estrutural e Dinâmica, também traduzido e comentado pelo autor.
Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, AMULMIG, desde 1991.Exerceu o ensino como professor de Administração de Materiais e da Produção desde 1976 até 2003.


Parabenizamos o Mestre José Carlos de Almeida Cunha, desejando que outros trabalhos seus venham a ser publicados, para engrandecimento da Grafologia do Brasil.

Nenhum comentário: