quinta-feira, 15 de julho de 2010

MARCA DO SIMPÓSIO


A eleição do FAROL DA BARRA como é conhecido o conjunto de fortaleza e farol foi escolhido por nós para compor a marca oficial do Simpósio Internacional de Grafologia não por acaso.

O fato desse conjunto ter sido colocado no centro da Bandeira Brasileira, também não foi por acaso.

Como todos sabem, o Brasil nasceu na Bahia, porque Salvador foi a primeira cidade construída no Brasil (1549), por determinação da Coroa Portuguesa e foi a primeira capital do país. Era, nos seus primórdios, uma "cidade fortaleza", porque na época Portugal e Espanha tinham de se defender de corsários. A defesa das cidades era feita por Fortes, que eram construídos em pontos estratégicos.

O Forte de Santo Antônio da Barra, ou simplementes Forte da Barra, foi construído ainda no Século XVI e, juntamente com o de Santa Maria, defendia a entrada da Baía de Todos os Santos do ataque de invasores.

No Século XVIII, o Farol foi construído dentro do Forte, para orientar a navegação. Daí nasceu o conjunto de forte e farol, hoje conhecido como FAROL DA BARRA.

Assim, a simbologia que trouxemos para a marca oficial do Simpósio, quer se reportar a três elementos históricos: 1 - Salvador como primeira cidade do Brasil; 2 - o Forte como marco de lutas e resistências; 3 - o Farol, como elemento que ilumina, que direciona, que dá oportunidade de não se perder, de encontrar os caminhos... Tudo isto, colocado no centro da Bandeira Brasileira, para significar que o Simpósio Internacional de Grafologia acontece NO CORAÇÃO DO BRASIL, que é a Cidade da Bahia, Salvador.

Então, a marca do evento quer evocar o Passado, as lutas, as batalhas e também o direcionamento que nossos antepassados tiveram para consolidar a nação brasileira, desejando que A GRAFOLOGIA BRASILEIRA seja sólida como a fortaleza da Barra e possa nos iluminar, sempre, como um Farol, no caminho da Verdade, da Justiça e da Ética, para um futuro promissor e cheio de conquistas.

É com esse espírito que desejamos receber todos os participantes do Simpósio, especialmente nossos colegas grafólogos do Brasil e de tantos outros países, como Argentina, Paraguai, Chile, México, Espanha, Itália e Suiça.

Sejam todos muito BEM VINDOS!!!




Um comentário:

Eliene disse...

Professor Eduardo,
como sempre ,tudo o que você e sua equipe fazem é sucesso certo com muita organização,capacidade e com pessoas respeitáveis.Temos a certeza que vão ser dias maravilhosos e proveitosos para cada um de nós e em especial para você.SUCESSO!