segunda-feira, 18 de julho de 2011

A GRAFOLOGIA no caminho da essência - CEURA NOLASCO



(...) Nesta obra, a temática grafológica é tratada em conceitos claros que facilitam, indubitavelmente, a informação necessária aos interessados no estudo desta nobre ciência. (...)


(...) A Grafologia no caminho da essência se transformará em material de consulta para aqueles que desejam obter através do estudo das letras, um maior conhecimento da problemática que transita em torno do homem de hoje.


Prof. Pedro José Foglia


“Mulher têm, em sua natureza, uma característica marcante: a coragem. E esta faceta feminina está bem evidente no Trabalho de Ceura Nolasco. Em uma sociedade científica conservadora como á a Psicologia brasileira e, particularmente, a gaúcha, esta psicóloga escolhe um paradigma de trabalho estranho e às vezes amedrontador. Em uma Psicologia Organizacional de raízes e desenvolvimento absolutamente pragmática, surge esse trabalho que inova na sua metodologia e aplicação, trazendo um conhecimento que em muito soma às práticas tradicionais na seleção de pessoal e conhecimento do comportamento humano.
Tive o prazer e o privilégio de estar muito próxima à Ceura, organizando grupos para seus cursos e participando de seus grupos de desenvolvimento pessoal. Além da amizade e cumplicidade, desenvolvi uma admiração muito grande por sua competência, sentido de vontade pessoal e leveza com que passeia por dentre os diversos paradigmas de conhecimento da condição humana.
Este trabalho traz à comunidade profissional que lida com as dificuldades de conhecer e selecionar pessoas um instrumento certamente útil e eficiente. Seu texto é claro, articulado e construído a partir do que existe de científico no cenário internacional e uma base empírica proveniente de experiência impar. Recomendo vivamente o exame desta obra que, tenho a certeza, irá em muito contribuir para o desenvolvimento e ampliação dos horizontes da seleção de pessoas.

Maria Célia Pacheco Lassance
Psicóloca (PUC-SP),
Mestre em Educação – Aconselhamento Psicopedagógico (PUC-RS)
Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS
Membro da equipe diretiva do Centro de Avaliação Psicológica, Seleção e Orientação Profissional CAP-SOP/UFRGS.

Nenhum comentário: