sexta-feira, 15 de junho de 2012

Teatro Municipal de São Paulo




O Teatro Municipal de São Paulo foi inaugurado no dia 12 de setembro de 1911, com a apresentação da ópera Hamlet, de Ambrósio Thomas. Foi um importante trampolim para o avanço cultural paulistano, bem como na cultura de todo o país. Sua arquitetura é de extrema beleza, onde uma equipe trabalhou e se dedicou com afinco por nove anos. Essas mesmas pessoas que foram responsáveis pelo seu nascimento, mantiveram contato com as principais empresas do mundo para garantir a maior quantidade de elementos que o fizessem tão particular. Estavam no gerenciamento na sua construção Francisco Ramos de Azevedo, sob a colaboração dos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi.
A obra foi inspirada na Ópera de Paris, ostentando uma grande e bela arquitetura. Sua importância histórica está bastante marcada por haver servido de palco para a Semana de Arte Moderna de 1022, momento em que se instalava o modernismo no Brasil. Grandes nomes se apresentaram neste espaço, como Toscani, Gigli, Guiomar, Caruso, Ruffo entre muitos outros; além dos personagens que organizaram a Semana de Arte Moderna de 1022.
No ano de 1952, o teatro sofreu uma grande reforma que recebeu muitas críticas, inclusive do arquiteto Tito Rauch. Foram modificados os pavimentos, áreas de camarim, emfim, obras que ampliaram sua capacidade de acomodação. Ainda que tivesse sido projetado para apresentações de Ópera, se mostrou capaz de sediar outros tipos de eventos artísticos, como a Semana de Arte Moderna. Esta semana foi marcada por propor a ruptura de todos e quaisquer valores artísticos que se tinham até o momento, para isso, todos deveriam enxergar com outros olhos para a pintura, para a literatura, para a poesia, para a música e assim por diante.
Os nomes que lá estiveram foram de peso, não somente pela quantidade, mas pela influência que cada um exercia sobre a arte, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Guilherme de Almeida, Menotti, Del Picchia, Di Cavalcanti,Víctor Brecheret, Heitor Villa-Lobos, e muitos outros.
Um ano antes de ter seu prédio tombado, em 1980, o teatro vai passar por uma segunda reforma com a intenção de modernizar seus equipamentos, restaurar toda a fachada. Sua fronte foi refeita com tamanha fidelidade que suas pedras foram retiradas da mesma mina que forneceu o material para a construção original do prédio. A reforma teve seu término no ano de 1991.
Atualmente abriga a Orquestra Simfônica de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo.

SERVIÇO:
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n — Centro.
Telefone: (55 – 11) 3397 0300
Email: teatromunicipal@prefeitura.sp.gov.br
Site oficial do Teatro Municipal de São Paulo

Nenhum comentário: