quinta-feira, 3 de março de 2011

SANTA BEBIDA!


O vinho contém substâncias antioxidantes que garantem a saúde do coração e combatem o envelhecimento precoce

Por Marina Garrido


Vinho faz bem à saúde e, quanto a isso, ninguém discorda. A bebida, que tem a uva como base, se espalha pelo corpo carregada de antioxidantes, aquelas substâncias que inibem o envelhecimento precoce das células. "A distribuição dos antioxidantes na fruta é cerca de 60% na semente, 33% na casca, 5% na polpa e 2% em outras partes", aponta a nutricionista clínica Daniella dos Santos Galego, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Bom para o organismo em geral, mas principalmente para o coração.
É que esses valiosos aliados limpam o caminho para o sangue fluir tranquilamente pelos vasos. Daí o menor risco de enfarte.

Poderoso resveratrol

Quem deseja livrar o coração de possíveis encrencas deve guardar o nome desse tipo de antioxidante. Quando absorvida, a substância ajuda no aumento do colesterol bom (HDL) e na diminuição do ruim (LDL). "Ou seja, o resveratrol evita o acúmulo de placas de gordura, ação que previne a arteriosclerose", enfatiza a nutricionista Natália Dourado, da Clínica Beauty Nutrition, da capital paulista. O problema é que o organismo não consegue armazená-lo, por isso, precisa ser ingerido todo dia.
A American Heart Association pesquisou o consumo diário moderado de vinho (uma taça e meia para homens e apenas uma para mulheres), durante as refeições, na redução de doenças cardiovasculares. Ao final da pesquisa, confirmou-se o benefício do líquido ao coração. "No entanto, não podemos esquecer que o vinho contém teor alcoólico e que o consumo exagerado pode anular toda a proteção que o resveratrol proporciona ao órgão", alerta Natália Dourado. Então, nada de ultrapassar o limite diário. É preciso lembrar que a ingestão fica restrita a gestantes e pessoas que tenham histórico de dependência de bebidas alcoólicas. Casos de cefaleia (dor de cabeça), tonturas e problemas gastrointestinais também entram nessa restrição. Quem não se enquadra em nenhum desses casos, encha a taça e saúde! Tim-tim.
O vinho tinto concentra maiores quantidades de resveratrol do que os outros tipos da bebida.

É do Brasil!

Já pode comemorar: os vinhos brasileiros estão na segunda colocação no ranking dos que mais contêm resveratrol. Pesquisa feita pela revista Nature apontou que os produtos tupiniquins possuem 2,57 mm/litro da substância, perdendo apenas para a França, com 5,06 mm/litro. O fator determinante para que um vinho tenha mais ou menos do antioxidante é o ambiente em que a uva é cultivada. Quanto mais a videira sofre com a umidade, mais ela produz o resveratrol, que a protege dos fungos - condição climática típica da Serra Gaúcha, onde são produzidos a maioria dos exemplares do País.


Nenhum comentário: